
PROJETOS ELABORADOS
PLAPesq – Plataforma Integrada de Grupos de Pesquisa (2020)
O projeto Plataforma Integrada de Grupos de Pesquisa do Instituto Conexão Sociocultural (CONEX) tem por objetivo geral divulgar, integrar e fomentar a produção acadêmica desenvolvida no âmbito dos grupos de pesquisa. Estrutura-se como uma ferramenta que busca facilitar a participação de toda a comunidade acadêmica, fomentando a integração entre pesquisadores e grupos de pesquisas, sendo um vetor também ao acesso do público leitor especializado e da comunidade interessada em geral que terá disponibilizado, de qualquer local, as discussões e pesquisas em desenvolvimento de modo ilimitado e gratuito.
Projeto aprovado pelo Conselho do Instituto CONEX sob o código CONEXAC001/2020-01
Plataforma Humanidades Digitais (Aprovado em 2019 – implementado em 2020)
O projeto Humanidades Digitais é uma plataforma de divulgação e compartilhamento digital de pesquisas acadêmicas produzidas nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, incluindo as aplicadas. Parte do princípio de integração e disponibilização livre do conhecimento acadêmico, e os produtos do projeto serão todos, sem exceção, disponibilizados nos canais digitais do Instituto Conexão Sociocultural para acesso livre e ilimitado de todos os interessados. Desenvolvido em parceria com a Editora BasiBooks, o que buscamos é facilitar o intercâmbio do que está sendo produzido não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o país, incluindo estrangeiros que tenham interesse. Considerando as dificuldades encontradas por estudantes e pesquisadores quanto ao deslocamento para participação em eventos por todo o país que promovem publicações, a plataforma é uma ferramenta que busca facilitar a participação de todos, gerando publicações de qualidade e oportunizando e fomentando a produção acadêmica em ambiente digital, que facilita também o acesso do público leitor que poderá acessar, de qualquer local, as discussões e pesquisas que são financiadas por toda sociedade e, portanto, tem como obrigação para ela retornar.
Projeto aprovado pelo Conselho do Instituto CONEX sob o código CONEXAC001/2019-01
Mostra Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade (2018)
O Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade tem como proposta promover o intercâmbio de pesquisas com focos em estudos culturais, e seus variados fenômenos sociais. Uma vez que a cultura é um campo abrangente e diversificado, possui múltiplos conceitos, sua definição depende do contexto, do tempo e espaço. Pode ser entendida como tudo que o ser humano cria, como os símbolos e códigos que utiliza para se comunicar, o conhecimento que é aprendido e transmitido de geração a geração, as ideias, as crenças, os hábitos, os costumes adotados durante a vida, como também, os julgamentos de valores que definem o certo e o errado, o próprio e o impróprio, o bem e o mal, o justo e o injusto, as religiões e tradições, as leis que regem a sociedade, entre outros. Então, é necessário pensarmos nas artes, na política, na educação e na diversidade que estão inseridos no mundo cultural. Cultura é, por si só, um conceito multidisciplinar. Muito se vem discutindo na área das Ciências Humanas em busca de sua definição. Deste modo, tendo consciência deste debate ainda em andamento, buscamos proporcionar por meio do evento um espaço que permita ampliar e aprofundar as noções que cercam este tema, tão importante para a vida contemporânea, onde a cultura encontra-se imersa em um rápido contexto de globalização, por isso, sendo tão importante sua compreensão nas mais variadas manifestações apresentadas nos meios sociais.
Projeto aprovado e financiado pela FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)
Ponto de Cultura Jacquard (2016)
O objeto deste projeto é o desenvolvimento de atividades de formação artística e de troca de saber e conhecimento com o intuito de preservar a memória, história e salvaguardar a técnica do Jacquard praticada pelos membros da Associação dos Artesões de Jaguarão. Estão previstas ações, tais como: oficinas de Crochê Jacquard, tricô, oficina de tear, em um processo que vai desde a extração da matéria prima, a lavagem da lã, o cardeamento, a fiação em roca ou em fuso e finalizando com a confecção de peças diversificadas, além de rodas de memória e conversas.
Na Rota da Sustentabilidade Brasil (2015)
O objetivo central do projeto é disseminar as diversas opções de turismo sustentável em todos os estados do Brasil, dando visibilidade a estes destinos e assim, consequentemente, gerar renda para estas comunidades através do fomento do turismo nestas regiões. Incentivando que estes destinos, pessoas e empreendimentos, continuem desenvolvendo suas ações socioambientais.
Projeto aprovado para captação via Lei Rouanet
Nº PRONAC: 154102
Encontro acadêmico que busca por meio do processo contínuo de transformações que ocorrem no campo multidisciplinar, desde sua abordagem até sua efetivação no campo da pesquisa, do ensino e da extensão, uma tríade fundamental de concretização de uma área. Discutindo de forma multidisciplinar a produção humana e sua relação com as sociedades, em torno de conceitos sobre inclusão, mídias tecnológicas, multiculturalismo, política, gênero, sustentabilidade, metodologia e fontes, sociedade, patrimônio, educação, cultura e outros. O tema da multidisciplinaridade é um conceito amplamente discutido no âmbito acadêmico, assim, a proposta deste evento, tem como escopo não apenas maximizar o debate sobre a temática, mas estimular o desenvolvimento de grupos de investigação das múltiplas esferas disciplinares, no que tange às novas perspectivas em relação ao campo multidisciplinar, em meio a formação de redes e o estabelecimento de práticas científicas. Criando assim uma discussão que agregue pesquisas científicas, acadêmicas e experimental no campo das humanidades no âmbito multidisciplinar, esse, podendo ser compreendido como um continuum de um processo. Em meio a justaposição de disciplinas diversas, que podem analisar um mesmo objeto, sem que ocorra necessariamente uma ligação entre os métodos de abordagens das disciplinas. Podendo assim ocorrer, a criação de uma axiomática original e homologo a todas elas, possibilitando múltiplos olhares a um mesmo campo do conhecimento.
O projeto tem como objetivo a gravação de 1000 unidades de um CD fortemente marcado pela cultura afrodescendente, com repertório e arranjos exclusivos, a partir de pesquisa de sonoridades africanas mesclado com ritmos da MPB, utilizando vocabulários, religiões, ritmos, instrumentos e mitos imaginários. Este CD é o resultado de uma mescla das sonoridades africanas e do samba de raiz. O CD será lançado com três apresentações musicais, onde a presença do negro é bastante forte, decorrente da economia colonial escravagista, nas cidades de Porto Alegre/RS, Pelotas/RS e Rio de Janeiro/RJ. Será garantida a gratuidade a todas as pessoas nas apresentações musicais do projeto proposto. Os CD´s confeccionados serão distribuídos gratuitamente. Arranjador e Compositor: Moacyr Luz; Letrista: Carlos di Jaguarão; Produção Executiva: Bruno Marcelino e Produção Audiovisual: Ana Carril.
O projeto tem como objetivo central do projeto a gravação de 1000 unidades do DVD denominado “Lendas do Sul – Um panorama dos ritmos e dizeres gaúchos” gravação que ocorrerá nas Ruínas da cidade de São Miguel das Missões, com shows nas cidades de Porto Alegre e Jaguarão ambas no estado do Rio Grande do Sul. O projeto será composto de músicas de autoria de Carlos Walker e Carlos Rebouças onde estarão incluídos variados ritmos, entre eles, o chamamé, a milonga, o vanerão, a rancheira, a guarânia, o xote e outros, contará também com a participação especial de músicos renomados nacionalmente. Será garantida a gratuidade a todas as pessoas no show de gravação e nas apresentações musicais do projeto proposto. Os DVD’s confeccionados serão distribuídos gratuitamente.
PROJETOS PROPOSTOS EM PARCERIA
Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas (2017-2018)
O Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas é um evento acadêmico que tem como objetivo principal proporcionar um espaço de debate e intercâmbio de conhecimento gerado por pesquisas voltadas a interdisciplinaridade nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. O evento parte do princípio da ausência de discussões e espaço de contato que permitam a troca produtiva de conhecimento entre profissionais da ciências humanas. Entendemos como propósito do evento é de agregar, incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas, mais precisamente no campo interdisciplinar, pretendendo ampliar a análise de cada elemento individual e buscar o parecer especifico de sua especialidade. Podendo também ser pensado como o continuum de um processo. Na multidisciplinaridade (ou pluridisciplinaridade) várias disciplinas analisam um objeto, sem que haja ligações necessária entre essas abordagens disciplinares. O que acontece é sua aplicação em comparação a diferentes maneiras de abordar um tema, que são orientadas com vista ao conhecimento geral de uma determinada matéria.