Eventos Acadêmicos

Abaixo encontram-se os eventos acadêmicos promovidos e/ou apoiados pelo Instituto Conexão Sociocultural em continuidade de atividades.

Humanidades Digitais - CHAMADAS DE FLUXO CONTÍNUO

Projeto de extensão acadêmica, de fluxo contínuo de recebimento de trabalhos, com publicações com ISBN de caráter semestral. O projeto foi idealizado por pesquisadores associados do Instituto Conexão Sociocultural, cuja primeira edição de dossiê possui previsão para ser lançado no segundo semestre de 2020. O projeto possui como objetivo ser uma base de dados de divulgação da pesquisa científica, sem fronteiras, permitindo um rico intercâmbio entre pesquisadores das Ciências Sociais e Humanas, incluindo as aplicadas. O projeto, promovido pelo CONEX, será realizado em parceria com a Editora BasiBooks. 

Atualmente encontra-se com chamada em aberto para a formação do Comitê Científico que será responsável pela formação da primeira edição. Mais informações, para envio de trabalhos e/ou ser membro do Comitê, acesse AQUI!

O Encontro Humanístico Multidisciplinar e o Congresso Latino-Americano De Estudos Humanísticos Multidisciplinares fazem parte de uma série de atividades pensadas pelo Instituto Conexão Sociocultural em parceria com o Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e com apoio da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA campus Jaguarão.
O propósito do evento é de agregar, incluir toda e qualquer forma de contribuição cientifica e acadêmica no âmbito das ciências humanas, mais precisamente no campo multidisciplinar, pretendendo ampliar a análise de cada elemento individual e buscar o parecer especifico de sua particularidade. Na multidisciplinaridade (ou pluridisciplinaridade) várias disciplinas analisam um objeto, sem que haja ligações necessárias entre essas abordagens disciplinares. O que acontece é sua aplicação em comparação a diferentes maneiras de abordar um tema, que são orientadas com vista ao conhecimento geral de uma determinada matéria.

Evento que ocorreu nos anos de 2017 e 2018, sendo promovido em conjunto pelo Instituto Conexão Sociocultural e pelo Centro Latino Americano de Estudos em Cultura, com o apoio da Universidade Federal de Pelotas. Em sua primeira edição contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contando novamente em 2018 com o financiamento FAPERGS. O evento possui caráter anual, todavia, por motivos de crises das agências financiadoras, sua edição de 2019 foi cancelada. 

Tem como objetivo promover ointercâmbio de pesquisas da área das Ciências Humanas e das Humanidades, valorizando os processos, métodos,abordagens e temáticas contemporâneas de variados campos de pesquisa. Embora a interdisciplinaridade se coloque como essencial ao campo das humanidades, poucos eventos se colocam como espaço de intercâmbio efetivo entre as variadas disciplinas. Deste modo, tendo consciência desta necessidade crescente por diálogo entre pesquisadores, buscamos proporcionar, por meio do evento, uma oportunidade que permita ampliar e aprofundar as noções que cercam este tema, focando especialmente nas problemáticas de metodologia e abordagens de pesquisa. Desta forma, busca-se identificar elementos capazes de permitir o aprofundamento metodológico da reflexão do entendimento dos aspectos que envolvem as pesquisas em humanidades, por meio da exposição e debate de pesquisas empíricas que se coloquem na interface de variadas áreas do saber.

Evento ocorrido no ano de 2018, de caráter bienal, foi promovido pelo Instituto Conexão Sociocultural, em parceria com o Centro Latino Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), e com o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade tem como proposta promover o intercâmbio de pesquisas com focos em estudos culturais, e seus variados fenômenos sociais. Uma vez que a cultura é um campo abrangente e diversificado, possui múltiplos conceitos, sua definição depende do contexto, do tempo e espaço. Pode ser entendida como tudo que o ser humano cria, como os símbolos e códigos que utiliza para se comunicar, o conhecimento que é aprendido e transmitido de geração a geração, as ideias, as crenças, os hábitos, os costumes adotados durante a vida, como também, os julgamentos de valores que definem o certo e o errado, o próprio e o impróprio, o bem e o mal, o justo e o injusto, as religiões e tradições, as leis que regem a sociedade, entre outros. Então, é necessário pensarmos nas artes, na política, na educação e na diversidade que estão inseridos no mundo cultural. Cultura é, por si só, um conceito multidisciplinar. Muito se vem discutindo na área das Ciências Humanas em busca de sua definição. Deste modo, tendo consciência deste debate ainda em andamento, buscamos proporcionar por meio do evento um espaço que permita ampliar e aprofundar as noções que cercam este tema, tão importante para a vida contemporânea, onde a cultura encontra-se imersa em um rápido contexto de globalização, por isso, sendo tão importante sua compreensão nas mais variadas manifestações apresentadas nos meios sociais.

Mostra de Pesquisa em Cultura e Sociedade

A Mostra de Pesquisa em Cultura e Sociedade se consolidará como a continuidade do projeto que deu origem ao CIPCS (Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade) a partir do ano de 2021. Desse modo o antigo CIPCS será assimilado ao MPCults, que será promovido pelo Instituto Conexão Sociocultural, com o apoio do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura. 


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u710589055/public_html/wp-content/plugins/multidomain-multitheme/classes/domainHandler.php on line 22