OBRAS PUBLICADAS RECENTEMENTE

OBRA DA V SEMANA DO PATRIMÔNIO DE JAGUARÃO

CAMINHOS IMAGINÁRIOS, REDES DE PRESERVAÇÃO (clique aqui para acessar a obra) 
Nas páginas de “Caminhos Imaginários, Redes de Preservação”, o leitor é convidado a embarcar numa viagem envolvente e reveladora pela diversidade do patrimônio cultural de Jaguarão. Este livro, um fruto inspirador da V Semana do Patrimônio de Jaguarão, foi construído através de histórias, tradições e memórias que celebram a riqueza cultural desta cidade histórica. Combinando pesquisa aprofundada e uma narrativa envolvente, cada capítulo se desdobra como um mapa, explorando as raízes profundas e as influências culturais que moldaram Jaguarão. Desde a imponente arquitetura colonial até as tradições orais transmitidas através das gerações, o livro oferece uma perspectiva única sobre como a preservação do patrimônio pode ser um caminho para entender nossa identidade e a história de fronteira pois;
Las fronteras son como puentes
ellos nos conectan
Y también nos dividen
Pero sin ellos, estaríamos aislados.
Los bordes son como líneas.
ellos nos definen
Y también nos encierran
Pero sin ellos, seríamos indistinguibles
(Arroyo, joel).
Interligando o passado com o presente, “Caminhos Imaginários, Redes de Preservação” não é apenas um livro sobre história; é um convite para refletir sobre o papel que cada um de nós desempenha na proteção e celebração do nosso legado cultural. Através de suas páginas, somos incentivados a reconhecer a importância de cada pedra, cada história e cada tradição na construção do mosaico cultural que nos define. Esta obra é dedicada a todos que se interessam pelo patrimônio cultural, a estudiosos, entusiastas da história e àqueles que buscam compreender a alma de Jaguarão. Embarque nesta jornada de descoberta e inspire-se a ver o mundo ao seu redor com novos olhos, repletos de apreço pelo patrimônio que nos rodeia.

Coleção da IV Semana do Patrimônio de Jaguarão (Lançamento: novembro de 2022)

Tiragem impressa doada pelo Instituto Conexão à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Jaguarão, para que sejam distribuídas nas institutições de Ensino e Pesquisa do Município de Jaguarão, assim como para serem dadas aos cidadãos jaguarenses. 

Obras que compõe a coleção disponível para download:

ALMANAQUE DE JAGUARÃO NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DA PÁTRIA: republicação em fac-similar Almanaque de Jaguarão no bicentenário da Independência da Pátria (1922). Composto por fotografias de Jaguarão atual e parte textual, organização de Dr. Eduardo Alvares de Souza Soares. 

APONTAMENTOS PARA UMA MONOGRAFIA DE JAGUARÃO: publicação fac-similar do texto original da obra de edição única, editada no último ano (1912) do Dr. Carlos Barboza Gonçalves na presidência do Estado do Rio Grande do Sul. Primeira obra publicada sobre Jaguarão, narrando sua história, e a evolução político-administrativa. 

SANTA CASA DE CARIDADE DE JAGUARÃO: no ano de 2002 o Dr. Eduardo Alvares de Souza Soares publicou o livro com mesma nomenclatura, no qual tinha como foco os 140 anos do hospital. A proposta atual será focar nos 20 anos de história que ainda não foram publicados, juntamente com a parte visual do passado e presente do hospital. 

O HOMEM MALDITO: quarto romance escrito no Rio Grande do Sul, ano 1858. A trama central ocorre no cenário jaguarense, e envolve a figura de José Luiz Corrêa da Câmara, que foi político e servido público local. Obra que carrega em si aspectos de inédita, se inserindo com grande relevância na repercussão à história da literatura no Rio Grande do Sul. 

PATRIMÔNIO JAGUARENSE: nas fronteiras da memória e do tempo: Essa obra é resultado da IV Semana do Patrimônio de Jaguarão, organizada por Amanda Basilio e Juliana Porto Machado. O evento foi organizado pelo Instituto Conexão Sociocultural (CONEX) e a Setorial do Patrimônio Cultural em parceria com a Sociedade Independente Cultural (SIC); com a Secretária de Cultura e Turismo de Jaguarão (SECULT) e diversos apoiadores do município, tanto indivíduos como entidades, sem os quais não seria possível sua execução. Durante a IV Semana houve diversas atividades com a finalidade de valorizar e promover o reconhecimento do patrimônio local. As conferências com pesquisadores qualificados e reconhecidos no âmbito nacional, juntamente com as exposições e o circuito cultural de visitações aos bens patrimoniais promoveram um olhar sobre os bens materiais e imateriais de Jaguarão, incitando a reflexão sobre a natureza do patrimônio e a importância de sua apropriação pela comunidade local. 

CLIQUE AQUI E BAIXE A COLEÇÃO