Ponto de Cultura Jacquard  (2016)

O objeto deste projeto é o desenvolvimento de atividades de formação artística e de troca de saber e conhecimento com o intuito de preservar a memória, história e salvaguardar a técnica do Jacquard praticada pelos membros da Associação dos Artesões de Jaguarão. Estão previstas ações, tais como: oficinas de Crochê Jacquard, tricô, oficina de tear, em um processo que vai desde a extração da matéria prima, a lavagem da lã, o cardeamento, a fiação em roca ou em fuso e finalizando com a confecção de peças diversificadas, além de rodas de memória e conversas.

Na Rota da Sustentabilidade Brasil (2015)

O objetivo central do projeto é disseminar as diversas opções de turismo sustentável em todos os estados do Brasil, dando visibilidade a estes destinos e assim, consequentemente, gerar renda para estas comunidades através do fomento do turismo nestas regiões. Incentivando que estes destinos, pessoas e empreendimentos, continuem desenvolvendo suas ações socioambientais.

Acesse aqui site do projeto.
Projeto aprovado para captação via Lei Rouanet
Nº PRONAC: 154102

Cartografia da Cultura Fronteiriça (2014)

O projeto, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura – Pró Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura, propõe realizar o levantamento de dados específicos da área cultural, tais como grupos artísticos em seus diferentes segmentos, espaços culturais, patrimônio material e imaterial, eventos permanentes, dentre outros, proporcionando o diagnóstico da cultura local. A proposta é reunir ferramentas e técnicas para a elaboração e o desenvolvimento de projetos e práticas culturais que estejam mais conectadas com cada realidade identificada. O produto final desse processo de pesquisa vai permitir identificar as demandas explícitas e “ocultas” de cada localidade, possibilitando ainda uma maior articulação entre os grupos e entidades culturais.

 Acesse aqui o site do projeto.

CD Cartas Africanas “Um resgate da cultura afro-brasileira no sul do Brasil” (2014)

O projeto tem como objetivo a gravação de 1000 unidades de um CD fortemente marcado pela cultura afrodescendente, com repertório e arranjos exclusivos, a partir de pesquisa de sonoridades africanas mesclado com ritmos da MPB, utilizando vocabulários, religiões, ritmos, instrumentos e mitos imaginários. Este CD é o resultado de uma mescla das sonoridades africanas e do samba de raiz. O CD será lançado com três apresentações musicais, onde a presença do negro é bastante forte, decorrente da economia colonial escravagista, nas cidades de Porto Alegre/RS, Pelotas/RS e Rio de Janeiro/RJ. Será garantida a gratuidade a todas as pessoas nas apresentações musicais do projeto proposto. Os CD´s confeccionados serão distribuídos gratuitamente. Arranjador e Compositor: Moacyr Luz; Letrista: Carlos di Jaguarão; Produção Executiva: Bruno Marcelino e Produção Audiovisual: Ana Carril.

Lendas do Sul – “Um panorama dos ritmos e dizeres gaúchos” (2014)

O projeto tem como objetivo central do projeto a gravação de 1000 unidades do DVD denominado “Lendas do Sul – Um panorama dos ritmos e dizeres gaúchos” gravação que ocorrerá nas Ruínas da cidade de São Miguel das Missões, com shows nas cidades de Porto Alegre e Jaguarão ambas no estado do Rio Grande do Sul. O projeto será composto de músicas de autoria de Carlos Walker e Carlos Rebouças onde estarão incluídos variados ritmos, entre eles, o chamamé, a milonga, o vanerão, a rancheira, a guarânia, o xote e outros, contará também com a participação especial de músicos renomados nacionalmente. Será garantida a gratuidade a todas as pessoas no show de gravação e nas apresentações musicais do projeto proposto. Os DVD’s confeccionados serão distribuídos gratuitamente.

Livro Musicado “Meu Coração de Tudo – Sinhá Vida” (2013)

O projeto tem como objetivo a produção de um “Livro Musicado”, resultado de uma parceria entre o escritor Antônio Carlos Marques, a compositora e cantora Simone Guimarães e o poeta Carlos Marques, uma iniciativa no qual se utilizarão as artes integradas (literaturas, músicas, fotografias, e artes plásticas) visando a preservação e o resgate da cultura afro e indígena. O CD, encartado no livro conterá 12 poemas musicados pela artista Simone Guimarães. O livro é composto por contos, poesias e crônicas de autoria dos Jaguarenses Antonio Carlos Marques e seu filho Carlos Marques, contará também com aproximadamente 20 ilustrações e fotos de artistas regionais.